4 de fevereiro de 2009

A aldeia das unidades

Esta é uma história que nos ajuda a compreender melhor a passagem das unidades para a dezena. Esperamos que gostem!
Na aldeia das unidades, 9 unidades habitavam o único prédio da aldeia, em 9 apartamentos, vivendo cada uma em sua casinha. Tinham um belo jardim e eram todos muito amigos

Um dia, 1 unidade de outra zona resolveu ir viver para aquela aldeia, pois ouvira dizer maravilhas sobre aquele sítio e os seus simpáticos habitantes. Foi logo muito bem recebida!
Como aquele prédio não tinha mais apartamentos e em cada um deles só cabia 1 unidade, resolveram todos fazer uma reunião para resolver a questão da habitação. Realmente, se se davam tão bem, porque haveriam de viver todos separados? Resolveram construir um prédio maior, muito maior, com apartamentos amplos e cheios de luz, onde pudessem viver sempre em festa e brincar juntos sempre que quisessem!
Como tinham que marcar a letra da casa, por causa do correio, decidiram escrever no telhado da antiga casa um grande "U" e na casa nova um grande "D", para que não houvesse confusão com as cartas!
Ficaram todos muito felizes com o resultado. O jardim manteve-se, bem como o prédio antigo, que ficaria vago para novas unidades que quisessem visitar ou ir morar para a aldeia.
Como eram tão amigos, quando sairam da casa das unidades começaram a crescer, a crescer... até que ficaram todos juntos num único ser, a dezena, que valia por 10 unidades, de tão grande que era!

Fazendo as contas, a casinha das unidades ficou vazia, logo, com 0 habitantes e a casinha das dezenas ficou com uma dezena, que vale por 10 unidades - as 9 da antiga casa e a unidade que veio nova!

Sendo assim, já conhecemos o número 10, que é também 1 dezena ou 10 unidades!

1 comentário:

  1. Olá
    Quero felicitar a professora da forma criativa como ensina estas coisas novas.
    Para todos os meninos da sala um grande beijinho.

    ResponderEliminar